Jackson, 29 anos, tem hidrocefalia. Mais conhecido como Dodó, fez questão de ser o primeiro a subir a rampa que dá acesso ao Centro de Fisioterapia de Simplício Mendes, inaugurado na manhã de hoje, 18, pelo governador Wellington Dias, pelo secretário da Saúde, Assis Carvalho e pela secretária Rejane Dias.
A cidade de Simplício Mendes é a 20ª a receber um módulo básico de fisioterapia e passa a partir de agora a integrar a Rede Estadual de Reabilitação, que até o final de ano estará com sua primeira fase completa com 36 centros de baixa, média e alta complexidade.
O Centro de Fisioterapia de Simplício Mendes vai servir de referência para outras cidades como Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Isaías Coêlho e Paes Landim, beneficiando uma população de 2.149 pessoas com deficiência física e motora. Mais de R$ 200 mil foram investidos na obra que tem como parceiro o Ministério da Saúde.
O secretário Assis Carvalho aproveitou o momento festivo para lembrar que o trabalho de educação no trânsito pode diminuir o numero de atendimentos realizados na área de reabilitação. “Aproveitamos que hoje também está sendo inaugurado mais um Ciretran, para lembrar que os condutores de motocicletas são as maiores vitimas de acidentes no transito. Precisamos de um trabalho forte na área educativa para diminuir o impacto desses acidentes também no serviço de saúde”, complementou.
A secretária Rejane Dias deu destaque para o Teste do Pezinho, uma forma de prevenir deficiências. “Fico feliz em dizer que o Teste do Pezinho já está implantado em quase 100% dos municípios do Piauí, agora nossas crianças tem um tratamentop integral, que vai desde da prevenção até o tratamento mais adequado”, disse.
Para o secretário municipal da saúde de Simplício Mendes, Avelar Lopes, são muitos os avanços no setor. “A partir de agora a nossa cidade vai contar com atendimento mais especializado nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia, psicologia e dermatologia. Através de parceria com a secretaria estadual da Saúde, no início deste ano inauguramos a reforma da estrutura física do hospital José de Moura Fé e um novo centro cirúrgico”, destacou Avelar Lopes.
Por Sana Moraes