A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou na manhã desta segunda-feira, 20, as novas instalações da Assistência Farmacêutica do Piauí. O novo endereço está localizado agora na Rua 24 de janeiro, 124 - centro de Teresina, próximo à Igreja São Benedito.
A sede compreende uma unidade da Farmácia Popular do Brasil, a Farmácia de Medicamentos de Alto Custo (os chamados medicamentos excepcionais) e a administração da Assistência Farmacêutica, que também envolve a coordenação da compra e distribuição dos medicamentos consumidos nos hospitais da rede estadual, a farmácia da atenção básica - direcionada para os municípios - e o socorro com remédios a áreas atingidas por calamidades.
“A meta é que possamos fazer com que os serviços tenham não só uma descentralização maior, mas também localizados em regiões da cidade que sejam de fácil acesso e com maior conforto aos que trabalham e precisam do serviço, de modo que melhore o atendimento”, ressaltou o governador.
Os investimentos na reforma do prédio e equipamentos somam um total de R$ 248 mil. “Este espaço vai proporcionar um atendimento agora mais humanizado para aquelas pessoas que precisam deste serviço e uma equipe treinada para a realização dos atendimentos”, afirmou Assis Carvalho.
Medicamentos Excepcionais
A Farmácia de Medicamentos Excepcionais fornece 112 medicamentos para 36 patologias diferentes. O atendimento é agendado (o paciente tem dia e hora marcada para receber o medicamento e a orientação do farmacêutico). Por dia, são atendidas mais de 300 pessoas.
A demanda por medicamentos excepcionais não cessa de aumentar. Em 2002, o Piauí tinha 1,2 mil pacientes inscritos no programa. Hoje, são mais de 6,5 mil pessoas. No ano de 2008, a aquisição de medicamentos excepcionais custou aos cofres públicos R$ 31.979.590,44, recursos oriundos do Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.
O atendimento está descentralizado em 16 pontos: seis em Teresina, dois em Parnaíba, dois em Picos, além de Piripiri, Campo Maior, Floriano, Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato.
Farmácia Popular
O projeto bem sucedido do Governo Federal que vende remédios até 90% mais barato tem 10 unidades no Piauí. Dessas, sete são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (cinco em Teresina, uma em Bom Jesus, uma em Piripiri). Neste ano serão inauguradas as farmácias de Floriano e Parnaíba.