Uma boa notícia reuniu secretários e gestores municipais de saúde hoje, 03, em Teresina. A pauta foi a Compensação das Especificidades Regionais – CER. É que 84 municípios do Estado vão receber um recurso financeiro do Piso da Atenção Básica – PAB, destinados para o fortalecimento da mesma naqueles locais.
Os municípios contemplados tiveram que obedecer alguns critérios estabelecidos pela CIB para adquirir o recurso. “Só recebem os recursos aqueles municípios que fizeram as suas prestações de contas referentes ao CER/2008 e que estão na inclusão de 4 territórios de desenvolvimento da região sul com menos de 10 mil habitantes, objetivando a questão da rede de atenção básica”, explicou a coordenadora.
O recurso anual é de R$ 4.773.136,41. Cada município contemplado deve receber o montante de acordo com o seu número de habitantes. “São recursos que com certeza, se bem aplicados, vão ajudar para o avanço do fortalecimento da atenção primária, e assim, vai levar bons resultados para os municípios”, disse o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho.
Os municípios serão monitorados pelo o Estado para avaliar como o dinheiro está sendo aplicado. “Esse encontro de hoje a nossa equipe vai orientar os gestores de como esses recursos podem ser aplicados, como por exemplo, na capacitação de profissionais, na compra de insumos e equipamentos para as unidades de saúde. Posteriormente, um novo encontro deve ser realizado para a prestação de contas”, acrescentou o secretário