Hoje começou a grande mobilização das Secretarias da Saúde e Educação para ações de combate à Influenza A. Os técnicos das regionais de educação estão sendo capacitados durante todo o dia de hoje, 07, sobre as formas de prevenção das nova gripe.
Essa capacitação é direcionada paras os técnicos da Educação, para que eles orientem alunos, professores e demais funcionários das escolas sobre as medidas para evitar a Influenza A, através de orientação falada e distribuição de panfletos educativos.
“Com essa capacitação de hoje, devemos nos preparar para o lançamento da campanha e combate ao vírus H1N1 na rede estadual de ensino. Com isso, não há motivo para atrapalhar o inicio das aulas” diz Ivanilde Castro, diretora de ensino aprendizagem da Educação.
O lançamento da campanha nas escolas será no dia 10, às 7h, no colégio Helvídio Nunes, bairro Marquês. Os secretários Assis Carvalho e Antônio José Medeiros vão participar do evento.
Serão repassadas as melhores formas de prevenção. A gerente de Vigilância em Saúde, Maria Veloso, dá as dicas. “As orientações que serão passadas para as escolas é basicamente sobre as etiquetas respiratórias, que são os cuidados ao espirrar e tossir, a utilização do lenço descartável; lavagem correta e constante das mãos e braços além de evitar o compartilhamento de copos e alimentos”, explica.
O vírus não está circulando no Estado, mas é importante que todos estejam preparados. As escolas recebem atenção especial devido à concentração de pessoas num mesmo ambiente e a forte interação entre elas. “É importante manter os ambientes bem arejados, preferindo o uso de ventiladores e janelas abertas, ao invés do ar-condicionado. Contudo a não propagação da Influeza A depende, mesmo, é da conduta de cada pessoa”, diz Maria Veloso.
“Até o fim do primeiro semestre, as escolas ainda não tinham muito direcionamento contra a Influenza A, e com essas orientações as escolas podem ficar mais seguras e esclarecidas”, afirma Pollyana Ayremoraes, técnica da educação, participante da capacitação, e apta para orientar as escolas.