O Programa Olhar Brasil levou alegria e a chance de ver a vida de um jeito bem melhor para 318 alunos do município de São Pedro do Piauí, matriculados no Brasil Alfabetizado. Na tarde desta quinta-feira, 03, o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho, entregou os óculos prescritos pelos oftalmologistas contratados para consultar os alunos, a fim de diagnosticar problemas de visão que contribuem para evasão escolar.
O senhor Sebastião Araújo, 80 anos, reclamava das dores de cabeça e cansaço na visão na hora dos estudos. Agora, ler e escrever vai ficar bem mais fácil. “Estou alegre demais. Agora é hora de estudar mesmo, pra valer. Antes eu tinha dedicação, vontade, mas tudo isso era pouco diante das minhas dificuldades, por que eu quase não conseguia enxergar as letras que a professora escrevia direito. Esse óculos vai me ajudar muito”, lembrou.
Mais de 120 municípios já foram percorridos em todo o Piauí pelo Olhar Brasil, ofertando consultas oftalmológicas para os 106 mil alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado, que atende jovens e adultos.
“Admiro todas estas pessoas que estão hoje aqui para receber esses óculos, pela luta e persistência em aprender a ler e escrever. Por isso, quero parabenizar a todos por essa conquista, que vai trazer grandes oportunidades para vocês, e principalmente, o direito e orgulho de ser uma pessoa alfabetizada”, destacou o secretário Assis Carvalho.
Com a entrega dos óculos, o importante agora é dar continuidade aos estudos. “Vocês não podem parar por aqui. È muito importante que continuem os estudos”, alertou a diretora estadual de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade.
O Projeto Olhar Brasil é executado pelas Secretarias de Estado da Saúde e Educação, em parceria com o Governo Federal.