Acaba de iniciar o I Seminário de Gestão Estratégica e Participativa (Participa SUS), uma iniciativa da Secretaria da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. A programação iniciou às 8h30 com a presença do secretário Assis Carvalho e da secretária substituta de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, Natividade Santana.
Para Assis Carvalho não pode existir a politização da saúde. “Temos que unir forças para fortalecer a saúde e principalmente o SUS, que está presente na vida da grande maioria dos brasileiros e piauienses, mesmo na vida daqueles que tem planos de saúde privados”, disse acrescentando que a sociedade cobra os benefícios do SUS, mas não se preocupa em discutir e abraçar as suas fragilidades. “A parte mais criticada é o financiamento. No entanto, as pessoas não analisam os cortes que a saúde vem sofrendo, principalmente depois do fim da CPMF”, explicou.
Um dos pontos abordados nesse seminário será o controle social, através dos conselhos de saúde. A representante do Conselho Nacional de Saúde, Lucimar Batista, aproveitou para convocar a todos os participantes para acompanharem e se mobilizarem para a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que esclarece o que é e o que não é considerado gasto com a saúde.
O secretário de saúde de Floriano, Luimar Santos, atual presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), disse que a gestão é um aprendizado diário.
A implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS é um importante mecanismo para a qualificação da administração pública, para a ampliação do seu comprometimento com a gestão participativa, principalmente, por oportunizar, acelerar e aperfeiçoar o exercício de práticas de gestão estratégicas e participativas no âmbito do SUS.
Amanhã, 18, acontece na Praça Pedro II a Caravana em Defesa do SUS. A secretária substituta de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, Natividade Santana, disse que essa é uma grande ato em defesa do Sistema Único de Saúde. “Temos que proteger o SUS dos que querem transformá-lo em uma mercadoria para o lucro de poucos”, encerrou.
Neste momento, os participantes estão assistindo as palestras sobre estratégias/Agenda para a implantação da Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS.
Por Sana Moraes