“As reclamações dos usuários, as suas observações, podem mudar o rumo das gestões”, com essa frase o Diretor do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio Júnior deu início as discussões do I Seminário de Gestão Estratégica e Participativa – Fortalecendo a gestão do SUS no Piauí que acontece hoje, 17, até às 18h no Rio Poty Hotel.
“Esses olhares dos usuários, das pessoas que procuram as ouvidorias seja para reclamar, seja para sugerir ou elogiar, podem servir de subsídio para balizar as ações realizadas no âmbito da saúde e de outras políticas públicas”, afirmou.
Segundo a diretora de Planejamento da Secretaria da Saúde, Ana Maria Eulálio, as ouvidorias são uma ferramenta de controle social dentro do SUS. “Trabalhamos para que esse seja um instrumento útil para toda a sociedade quanto aos serviços de saúde, pois implicará diretamente em mudanças nas práticas de todos os envolvidos no trabalho do SUS e a conseqüente humanização deles” garante a diretora de planejamento da Secretaria da Saúde e coordenadora do seminário, Ana Eulálio.
Segundo Adalberto Júnior, é impossível fazer política pública e social sem a participação social. “No caso da saúde, nós precisamos da cumplicidade do usuário”, disse.
Sana Moraes direto do Rio Poty Hotel