Espaço para o cidadão fazer sua manifestação com relação à saúde pública, a Ouvidoria Geral do SUS tornou-se, desde 2003, um importante canal de controle social e de gestão participativa para dar um diagnóstico das dúvidas e sugestões geradas pela população. Este foi um dos assuntos discutidos hoje no Seminário Participa SUS, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, Governo Federal e Conselhos da área, em Teresina. O seminário antecede a Caravana SUS, marcada para a Praça Pedro II, amanhã, 8h.
Segundo Maria Batista de Medeiros, técnica do DNASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), "hoje foi discutido com os três setores da sociedade - gestores, conselheiros e profissionais de saúde - o que é atribuição do estado e o que cabe ao município, através dos principais questionamentos de quem liga para o nosso serviço de ouvidoria e isso serve como transparência entre gestores, com o intuito de promover a saúde pública”.
Toda ligação recebida pelo serviço Disque Saúde é captada pela Unidade de Resposta Audível – URA. Através da navegação da URA, o usuário pode acessar diversas informações disponibilizadas no atendimento eletrônico, podendo sempre fazer a opção de receber atendimento humano.
A concretização dos trabalhos da Ouvidoria se dá quando as principais dúvidas e sugestões são transformadas em ações e estratégias para melhoria da saúde pública em suas frentes de atuação.
Segundo o diretor do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio Júnior, “a Ouvidoria do SUS recebeu no ano de 2008 aproximadamente 7 milhões de ligações e em 2009 até o mês de junho já foram mais de 3 milhões”. O atendimento é realizado das sete às 19 horas durante todos dos dias úteis com atendimento personalizado e após esse horário entra o funcionamento eletrônico.
Na Ouvidoria do SUS é possível por exemplo, consultar preços de medicamentos em farmácias conveniadas com a ANVISA, ficar informado sobre campanhas educativas do Ministério da Saúde, receber orientações sobre a saúde com informações sobre agravos e encaminhamentos para serviços de saúde, sempre prestadas com o foco na prevenção.
Duvidas, criticas e sugestões podem ser feitas pelo número do canal SUS do Ministério da Saúde: 0800 – 611997.
Por Daiton Meireles