A dona de casa, Juracélia Vera de Sousa, moradora da cidade de Vera Mendes, localizada na região do vale do Rio Guaribas, à 392km de Teresina, passou anos indo várias vezes ao dia até o chafariz público que existe em sua cidade. Com a chegada do Prosar – Programa de Saúde e Saneamento Básico na área Rural do Piauí essa realidade mudou. “Agora com água em casa é bem melhor”, disse ontem, 18, ao governador Wellington Dias e ao secretário Assis Carvalho durante a inauguração do sistema de abastecimento de água de Vera Mendes.
Juracélia Sousa foi uma das mais de duas mil pessoas beneficiadas com as obras do Prosar, que em Vera Mendes construiu 213 unidades sanitárias com fossas sépticas e fez a ligação de 505 domicílios ao sistema de abastecimento de água. A obra custou R$ 1.077.726,74. O Prosar é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde e o Banco alemão KFW.
“Água de qualidade quer dizer também menos doenças. O Prosar tem uma atuação muito forte aqui na região de Picos e tem mudado a realidade de muitas comunidades rurais dessa e de outras regiões do Piauí”, disse o secretário Assis Carvalho.
Ele destacou ainda que esse é apenas um dos investimentos na área de saúde que estão sendo feitos na cidade de Vera Mendes. “Estamos construindo aqui um Centro de Saúde, que vai atuar principalmente na área de saúde da mulher, garantindo que as cidadãs desta cidade possam ter os seus filhos de forma digna e segura, sem precisar se deslocar a outros locais para parir. Vera Mendes também já conta com uma ambulância e também fizemos a entrega de 312 óculos através do Programa Olhar Brasil”, encerrou.
Por Sana Moraes