"Antes, a gente tinha que acordar às quatro horas da manhã para encher de sete a oito baldes com água do poço para deixar em casa antes de ir para a roça. A partir de hoje, nossas famílias têm uma água de qualidade e banheiros decentes, coisas que antes pareciam tão distantes de nossa realidade. Nós agora vamos criar projetos de agricultura para melhorar nossas vidas, tudo isso de uma forma que não haja desperdício de água tratada. Esse projeto nos trouxe trabalho, água e saúde.” Estas palavras emocionadas são do agricultor Antonio Soares Filho, de 33 anos. Ele é vice-presidente da associação de moradores de Curralinhos, na zona rural de Picos, uma das comunidades que receberam hoje, 02, obras do Prosar, o Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí que atende a milhares de famílias do semi-árido, levando saúde preventiva por meio de sistemas de água tratada e banheiros com sanitários.
Além de Curralinhos, que recebeu 63 banheiros com sanitários e a ligação de 91 residências ao sistema da abastecimento d'água, o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde Assis Carvalho também entregaram, a ligação de água potável encanada a 202 casas na comunidade Torrões. Ao todo, foram gastos R$ 1.248.523,03. Os recursos destes investimentos são oriundos do Ministério da Saúde, Banco KfW e o Tesouro Estadual. Foram beneficiados mais de 1.200 moradores das duas localidades.
Para o governador, essas obras fazem parte de uma política de saúde focada na prevenção de doenças. “Estamos nos esforçando para que todas as residências do Estado tenham uma forma de abastecimento de água potável, seja ela uma cisterna que tenha condição de tratamento de água, seja através de um poço tubular. Este sistema de água é um dos mais avançados”, disse. "Tratar a água, contribuir para higiene é trabalhar com a saúde básica a fim oferecer mais qualidade de vida para as pessoas”, completou o secretário.