O secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho, se reúne nesta quinta-feira, 22, às 15h30, no auditório do Sebrae, com os prefeitos de 16 municípios dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Tabuleiros dos rios Piauí e Itaueiras. Os gestores vão conhecer o Prosar, o Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí, que atende a milhares de famílias do semi-árido, levando saúde preventiva por meio de sistemas de água tratada e banheiros com sanitários.
Foram convidados os prefeitos de Picos, Conceição do Canindé, Vera Mendes, Itainópolis, Bocaina, Floresta do Piauí, Patos do Piauí, Santo Antonio de Lisboa, Jaicós, Geminiano, Sussuapara, Oeiras, Dom Expedito Lopes, Colônia do Piauí, São Miguel do Fidalgo e São José do Peixe.
O Governo dispõe de R$ 13,2 milhões, fruto de cooperação com o Banco alemão KfW, para investir na região. O secretário vai expor aos prefeitos os critérios para implantação do Prosar nos municípios, como a auto-gestão do sistema pela comunidade. Para isso, a prefeitura precisa dar concessão para o uso da água do subsolo.
Outros critérios para implantação do Prosar nas localidades rurais são o tamanho mínimo de 50 casas ou 250 habitantes; disponibilidade de energia elétrica e de água subterrânea ou de superfície em quantidade suficiente e qualidade adequada; disposição da população de se ligar aos sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário, aceitar hidrômetros, pagar tarifas de água em função do consumo e associar-se em grupos de usuários; dispersão das localidades abaixo de 50 m/casa.
“O que o Governo investe em obras desse tipo, economiza em hospital. A água de qualidade na torneira e banheiros com sanitários contribuem para saúde preventiva com a redução significativa de doenças de veiculação hídrica e outras ligadas diretamente às condições de higiene, como micoses, verminoses e diarréias, uma das principais causas de internações pediátricas”, diz o secretário de Saúde, Assis Carvalho.