Técnicos do Prosar - Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí - vão iniciar na próxima semana uma série de visitas técnicas para estudar a viabilidade de implantação do sistema de abastecimento d’água nas localidades rurais indicadas pelos prefeitos dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Tabuleiros dos rios Piauí e Itaueiras.
As localidades foram indicadas pelos prefeitos durante reunião com o secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho, ontem, 22, no auditório do Sebrae, em Picos, onde foram apresentados os critérios técnicos para implantação do sistema.
O Prosar já atende a milhares de famílias do semi-árido, levando saúde preventiva por meio de sistemas de água tratada e banheiros com sanitários. Nesta segunda etapa, o Governo dispõe de R$ 13,2 milhões, fruto de cooperação com o banco alemão KfW, para investir na região.
Para participar do Programa, são exigidos alguns critérios como a auto-gestão do sistema pela comunidade, o que exige da prefeitura a concessão para o uso da água do subsolo; tamanho mínimo de 50 casas ou 250 habitantes; disponibilidade de energia elétrica e de água subterrânea ou de superfície em quantidade suficiente e qualidade adequada; disposição da população de se ligar aos sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário, aceitar hidrômetros, pagar tarifas de água em função do consumo e associar-se em grupos de usuários; dispersão das localidades abaixo de 50 m/casa.