As secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Cidades promovem, de 29 a 31 de outubro, a I Conferencia Estadual de Saúde Ambiental, com o tema “Saúde Ambiente, vamos cuidar da gente”. Serão discutidos assuntos como a qualidade de vida, relação trabalho - ambiente – saúde, além de desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental e os problemas de saúde associados aos efeitos ambientais. A abertura oficial da Conferencia será no auditório do Atlantic City, às 19h30.
O evento contará com debates, mesas redondas e apresentações artísticas. Os participantes da Conferência Estadual são os delegados eleitos nas conferências municipais e regionais que representam os usuários, gestores e técnicos das áreas de saúde e meio ambiente do Estado. Na etapa estadual haverá a eleição para os delegados que irão participar da etapa Nacional da Conferência.
Na abertura haverá a conferência magna “Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade e territórios sustentáveis”, que será proferida por Guilherme Netto - diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e Carmem Foro – secretária nacional de mulheres trabalhadoras rurais da Contag e secretária de meio ambiente da CUT Nacional.
No dia 30, as mesas temáticas vão abordar os seguintes assuntos: Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo dos territórios e ainda show ecológico com a banda Plataforma.
No sábado, 31, acontece a mesa temática “Democracia, saúde, ambiente e educação: política para construção de territórios sustentáveis” e a eleição de delegados para a etapa nacional que acontece em novembro.