A Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária, já vem trabalhando para garantir a saúde da população e dos turistas que vão participar do Festival da Uva de São João, que acontece no próximo mês. Uma equipe de fiscais da DIVISA visitou a cidade e inspecionou, em parceria com a equipe da vigilância municipal, os principais pontos que deverão ser visitados no período.
De acordo com a coordenadora de Alimentos da Divisa, Vânia Alves, a visita teve como objetivo discutir e planejar estratégias de ações para o Festival visando eliminar, diminuir e prevenir riscos a população. “A equipe, que passou três dias na cidade, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Visa Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, SEBRAE e de representantes do Comitê Estadual do Festival da Uva”, destaca Vânia.
Durante a visita, os técnicos fizeram uma série de inspeções em vários serviços como nos setores de Nutrição e Saneamento do Hospital Regional Teresinha Nunes Barros e da Maternidade Municipal Mãe Elisa, no matadouro municipal que se encontra interditado judicialmente pela Vara do Trabalho de S R Nonato e no lixão municipal que está em fase de adequação.
Além disso, os técnicos visitaram a Estação de Tratamento de Água e o balneário do município. “Nós observamos principalmente os estabelecimentos onde se manipulam alimentos. Também fomos à rádio divulgar as ações desenvolvidas e fizemos uma reunião com a população, os comerciantes, o Sebrae, o representante comitê do Festival para sensibilizarmos sobre a importância de certos cuidados que deverão ser tomadas para prevenção de riscos”, disse a coordenadora. Ela ressalta que ainda foram coletadas amostras de água em estabelecimentos e de casas cadastradas para monitorar a qualidade do que é consumido pela população. O material está sendo analisado pelo Laboratório Central do Estado, Lacen.
A equipe da Divisa vai retornar na próxima semana para nova inspeção nos estabelecimentos e orientar a população e os comerciantes de acordo com RDC da ANVISA n° 216/2004, que trata das condições higiênico-sanitarias de alimentos e a Portaria 518/2004, que trata sobre a potabilidade de água de consumo humano. “Vamos retornar aos estabelecimentos e residências cadastradas para adequações, se necessário, após recebimento dos resultados das análises laboratoriais. Vamos também realizar novas coletas de água e dar continuidade às inspeções nos Serviços de Saúde. O importante é garantir que os serviços e produtos oferecidos estejam de acordo com as normas da ANVISA, protegendo assim a população”, destaca Vânia Alves.
Por Paula Danielle