O curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica que vai capacitar enfermeiros que são servidores públicos efetivos para realizarem partos de baixo risco, vai ser aberto hoje, às 19h, na Maternidade Evangelina Rosa.
São 48 profissionais que trabalham na atenção básica ou assistência hospitalar nos municípios onde serão implantadas as unidades básicas avançadas de saúde (UBAS), nos hospitais de pequeno porte, na Maternidade Evangelina Rosa e também professores da disciplina Saúde da Mulher da Universidade Estadual. Para participar do curso, o profissional deve ser e se comprometer a prestar os serviços no seu município de origem, no tempo equivalente ao investimento da especialização.
O curso tem duração de oito meses (com carga horária de 720 horas/aulas), com aulas na Universidade Federal do Piauí e estágio na Maternidade Evangelina Rosa, por meio do convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal do Piauí e Ministério da Saúde. E vai “contribuir para o fortalecimento do projeto "Direito de nascer na minha terra", lançado para garantir aos piauienses o direito de nascer nos municípios do interior”, informa o secretário de Saúde, Assis Carvalho.
Por Antonia Dias