O Piauí é o terceiro estado do Brasil com maior índice de pessoas com algum tipo de deficiência. Pensando nessa realidade, a Seid em parceria com a Secretaria da Saúde estão implantando a Rede Estadual de Reabilitação, composta por 35 centros de complexidades diferenciadas para atender e dar mais saúde a essa parcela da população.
Hoje, 12, foi inaugurado o 27º Centro na cidade de Guadalupe. Foram investidos na construção e compra de equipamentos da R$ 183.681,72 para atender uma população inicial de 560 pessoas.
Para o secretário Assis Carvalho, este é um investimento pequeno diante da importância que um serviço especializado como a fisioterapia tem para a população. “Esse é um serviço que tem impacto direto para no mínimo 500 pessoas só aqui em Guadalupe. Mas aproveitamos também para pedir reforços na área da atenção básica, da saúde preventiva e principalmente nas atividades de educação no transito, já que 74% das vítimas das negligências de trânsito terminam utilizando os serviços de saúde”, afirmou.
A secretária Rejane Dias, pediu que a Prefeitura seja cada vez mais parceira. “Esse é um equipamento público importante que precisa de manutenção constante e profissionais comprometidos. O Estado deixa um profissional concursado, mas a prefeitura precisa também investir no Centro para tornar o seu funcionamento cada vez melhor”, disse. Ela destacou também que a parceria com a Secretaria da Saúde tem rendido bons frutos na área de reabilitação e detecção de deficiencias.
Novos equipamentos como bolas de Bobath, colchonetes, inaladores, incentivadores respiratórios e TENS 4 canais foram adquiridos para complementar a aparelhagem básica dos centros. “Todos os centros, tanto os já inaugurados como os que ainda vamos inaugurar, estão recebendo esses equipamentos, que foram comprados com recursos do tesouro estadual para complementar e melhorar a qualidade do serviço prestado pelos centros de fisioterapia”, explica a coordenadora de atenção à saúde da pessoa com deficiência, Viviane Moura.
Já foram inauguradas as Unidades de Água Branca, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Esperantina, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Paulistana, Pedro II, São João do Piauí, São Pedro do Piauí, CEIR, HGV, Picos, Campo Maior, Altos, Batalha, Amarante, Canto do Buriti, Fronteiras, Gilbués, Luiz Correia, Simplício Mendes, Demerval Lobão, União e Valença.
Por Sana Moraes