A região de Esperantina, que abrange o aglomerado três, do território dos Cocais, será a segunda do Piauí a ser inserida na Rede de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (Teias). Amanhã, 14, o secretário de Saúde, Assis Carvalho, se reúne com lideranças e equipes de áreas técnicas da saúde daquele lugar, para pontuar estratégias que vão articular na implantação da Rede.
“Será uma conversa de sensibilização sobre a importância da Rede. A partir disso, vamos começar a discutir como devem ser as oficinas para implementação. Vamos articular para que cada município seja responsável por participar das oficinas”, explicou a tutora responsável pela equipe de apoiadores da Saúde nos municípios dessa região, Jancinéia Carvalho.
A região de Esperantina está entre os municípios prioritários do Pacto pela Saúde para a redução da mortalidade infantil. “Este é um dos motivos pelo qual a Rede será implantada naquela região, pois concentra um índice de mortalidade infantil acima da média do Estado”, disse a coordenadora de assessoria técnica aos municípios, Gorete Ferreira.
O Piauí, embora tenha reduzido a mortalidade infantil e materna em mais de 50% nas ultimas décadas, ainda tem taxas muito altas em relação à média nacional.
Em setembro do ano passado, a Rede foi implantada na região de Floriano. As prioridades naquela localidade era o fortalecimento do atendimento à saúde das mulheres e crianças dos 38 municípios que compõe o seu território de desenvolvimento sustentável, no entanto, também foi referência para os territórios de Uruçuí, Bom Jesus, Picos e Oeiras.