Mais duas comunidades rurais do Piauí foram beneficiadas com as obras do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar), na última quinta-feira, 21. As contempladas foram as comunidades Sossego e Roça Velha, ambas pertencentes ao município de Lagoa do São Francisco, região norte do Estado.
Em Roça Velha foram construídas 51 unidades sanitárias com fossas sépticas, beneficiando assim, 49 domicílios e uma população estimada de 245 pessoas (média de 5 pessoas por domicílios). O investimento total foi de R$ 204.172,94.
Na comunidade Sossego 32 unidades sanitárias com fossas sépticas construídas. A obra beneficiou 32 domicílios e uma população estimada de 160 pessoas. O valor investido foi de R$ 148.761,32.
“Agora temos mais gente em nosso Estado com uma melhor qualidade de vida”, disse o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho.
A presidente da associação de moradores da comunidade Sossego, dona Maria das Dores comemorou a conquista. “Estamos muito satisfeitos com os banheiros. È muito bom. Até as doenças aqui na nossa comunidade diminuíram”, afirmou.
O Prosar é resultante da cooperação financeira oficial Brasil - Alemanha, através de um contrato estabelecido entre o Ministério da Saúde e o Banco KFW (agente financiador). A Secretaria da Saúde é responsável pela execução. Com a ampliação do programa surgiram novos parceiros como o FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza).