A estratégia utilizada pelo Ministério da Saúde durante a execução das etapas de vacinação contra a Influenza A (H1N1) será apresentada neste sábado (06), para os 224 municípios convidados a participar do Seminário Estadual de Preparação da Vacina, realizado pela Secretaria da Saúde. O evento começa as 8h30, no Rio Poty Hotel e terá a presença do secretário Assis Carvalho e da representante do Ministério da Saúde, Nair Meneses, além de secretários e coordenadores municipais de saúde.
Durante o Seminário, o Estado vai esclarecer, por exemplo, os procedimentos da vacina em crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que é diferenciada das demais. “A participação dos municípios é fundamental para o êxito dessa ação, que visa contribuir para a redução de morbimortalidade pelo vírus da influenza A (H1N1) e manter a infraestrutura dos serviços de saúde para atendimento à população”, disse a coordenadora de imunização, Eudóxia Dantas.
No Piauí, a estimativa é que 1.459.475 pessoas sejam vacinadas. A vacinação de grupos prioritários segue os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
O Estado recebeu o primeiro lote de vacina contra a Influenza A (H1N1) com 44.980 doses, que devem ser utilizadas durante a etapa inicial, que acontece a partir do dia 8 de março.