Emoção e sentimento de alegria marcaram a inauguração de mais uma etapa da reforma, recuperação e aquisição de equipamentos no Hospital Getúlio Vargas que completa, este ano, 69 anos de serviços prestados à população do Piauí. Para os funcionários, a reforma significa a entrada do HGV no século 21, valorização e autoestima elevada.
Esse sentimento foi traduzido pelo depoimento de alguns funcionários como o da enfermeira Vera Xavier, 16 anos de HGV e hoje coordenando a Central Material. "Antes a esterilização de material era realizada em autoclaves ultrapassados e hoje estamos recebendo a Central de Material totalmente reformada, com equipamentos modernos de última geração. Isso significa um atendimento de qualidade, sem risco de contaminação", declarou.
A mais antiga funcionária do HGV, também se emocionou quando falou sobre as reformas. Socorro Costa nasceu quando o HGV estava sendo inaugurado, em 1941, e está na casa há 48 anos. "Estou feliz. Essas obras significam tudo. Depois de tantos anos, vejo o velho HGV sendo recuperado. Isso me deixa muito emocionada", disse.
A enfermeira Francine Amorim, chefe de enfermagem da UTI e funcionária do HGV há 16 anos, diz que os benefícios da ampliação e reforma da UTI representam um avanço não somente para Teresina, mas para o Piauí e outros Estados. "O HGV é referência em alta complexidade".