Nove comunidades da zona rural de José de Freitas acompanharam o secretário de Saúde Assis Carvalho na entrega de banheiros com sanitários. Foram investidos R$ 598.247,70 para a construção de 156 unidades sanitárias, seis ligações de rede de abastecimento d’água atendendo a 780 pessoas que moram nas localidades Lagoa Seca, Palmeira, Caiçara I, Cruzinha, São José, Vertente, Nova Esperança, Carvalho e Saco São Mateus. Os recursos são do Tesouro Estadual e Fecopi (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) e as obras foram realizadas no âmbito do Prosar (Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí).
O objetivo é promover a melhoria na qualidade de vida e saúde preventiva dos moradores. “São quase R$ 600 mil reais investidos para o fortalecimento da atenção primária. Além disso, nós oferecemos educação sanitária e ambiental, que foi oferecida com o intuito de melhorar os hábitos de higiene e o uso racional da água nas comunidades atendidas”, afirmou o secretário.
Para Alberto Moura, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Lagoa Seca, antes das unidades sanitárias a vida era bastante difícil. “Aqui na comunidade era uma sujeira só, pois muitos moradores faziam suas necessidades fisiológicas próximo de casa e isso alimentava animais como galinhas e porcos, causando uma contaminação muito grande", disse.