Muitas pessoas não sabem, mas a grande maioria das doenças poderia ser evitada com a simples lavagem correta das mãos. Dedos e unhas acumulam milhões de microrganismos e podem transmitir desde uma gripe até doenças mais graves. É para garantir que essa higienização seja feita da forma correta nos hospitais do estado que a Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária vai visitar os hospitais do estado para orientar como e quando fazer o procedimento.
Inicialmente serão orientados os profissionais dos 27 hospitais de Teresina, mas a meta é que a campanha se estenda por todos os hospitais do estado. Desde a semana passada, a Diretoria de Vigilância Estadual já começou a distribuir material informativo para as Vigilâncias Municipais, que irão atuar nas suas regiões.
“Também vamos orientar os alunos de todas as faculdades piauienses que oferecem os cursos na área de saúde sobre a importância desse procedimento. Essa campanha faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, proposta Organização Mundial da Saúde, que está direcionada para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, particularmente, aquelas ligadas à melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde”, explica Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Estadual.
Em todo o mundo, a meta é garantir a adesão de dez mil hospitais. “Higienizar as mãos é fundamental para prevenir e reduzir infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Além disso, essa é a medida individual mais simples e mais barata de se prevenir doenças”, destaca Tatiana.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Apesar de a campanha ser direcionada para os profissionais de saúde, a Vigilância Sanitária orienta que todas as pessoas transformem a higienização das mãos em um hábito. Seguem algumas dicas:
Como higienizar as mãos:
- Molhe suas mãos com água potável corrente;
- Passe sabão líquido e esfregue entre os dedos, nas costas das mãos, punhos e sob as unhas. Lave por, pelo menos, 30 segundos;
- Seque as mãos. Use folhas de papel descartáveis ou secador de mãos elétrico;
- Use uma toalha de papel quando fechar a torneira e tocar a maçaneta de portas (banheiro) para evitar novamente a contaminação.