As formas de implantação da vacina contra a pneumonia no Piauí, estão sendo discutidas hoje (02), com cerca de 300 profissionais, entre eles coordenadores municipais de imunização, durante o Seminário Estadual de Implantação da Vacina Pneumocócica 10 Valente (Conjugada) e Mobilização para a Campanha Nacional Contra a Poliomielite-2010. O Encontro começa às 8h, no Buffet Diferencial, localizado no bairro Ilhotas.
No Piauí, a vacina estará disponível a partir do mês de agosto. A inclusão desta vacina se configura como grande avanço para a saúde pública brasileira, uma vez que protegerá as crianças menores de 2 anos de idade contra doenças invasivas e otite média aguda.
No primeiro ano de implantação, a vacinação terá um esquema especial e será destinada as crianças menores de 2 anos, a partir dos 2 meses de idade, contemplando aproximadamente 6 milhões de crianças em todo país e cerca de 170 mil no Piauí. A partir do segundo ano, a vacina passa a incorporar a rotina dos serviços para crianças na faixa etária entre 2 a 6 meses de idade. A vacina é exclusiva para o uso pediátrico.
A decisão de introduzir a vacina penoumocócica 10-valente ocorreu graças ao acordo de transferência de tecnologia para o laboratório nacional Fiocruz, o que viabilizará a sustentabilidade da vacinação no país.
No encontro, a coordenadora estadual de imunização, Eudóxia Dantas, explicou todos os métodos que devem ser seguidos no processo de imunização, que tem uma rotina que inclui o recebimento da vacina, armazemanamento, capacitação de pessoas, vacinação e atualização de dados. " é muito importante lembrar que a alocação de dados no sistema deve ser precisa, pois isso é que oferece a noção de metas e cobertura vacinal" salientou a coordenadora.
A coordenadora municipal, Ariana Gonçalves, entrou recentemente para cuidar da imunização do seu município, Pajeú do Piaui, há 400km de Teresina, e durante o seminário conseguiu entender muitos processos do trabalho " eu ainda não tinha consciência da vacina pneumocócica e achei muito importante estar por dentro dos calendários, onde ocorrem muitas mudanças" diz.
Durante o Seminário será lançada ainda a Campanha de Vacinação contra Poliomielite. O dia D acontece no próximo dia 12 de junho.