O Ministério da Saúde enviou nota técnica de recomendação para as secretarias estaduais de saúde, com orientações para aquelas pessoas que desejam viajar para a África do Sul, durante a Copa do Mundo. Dentre as orientações estão as recomendações para a realização de uma avaliação de saúde com profissionais habilitados. O MS recomenda ainda não viajar doente, pois assim aumentam as chances de apresentar complicações no exterior.
Outro cuidado importante é avaliação da situação vacinal de acordo com a idade de cada pessoa. Todas as vacinas em atraso devem ser tomadas, com destaque para - Febre Amarela, Sarampo, Rubéola. É necessário que essa atualização seja realizada 10 dias, antes da data da viagem, para que a vacina possa fazer efeito e a imunidade seja adquirida.
Essas medidas, além de evitarem intercorrências durante a viagem, previnem uma série de problemas que podem ocorrer em eventos de grande magnitude, onde estão presentes pessoas de diferentes países, sendo comum a ocorrência de doenças já controladas no país, por exemplo, sarampo ou rubéola.