“Muito Prazer, Sexo sem DSTs”, é o que diz a nova campanha lançada pelo Ministério da Saúde de combate à DSTs, voltada, principalmente, para o público masculino, com o objetivo principal de identificar, tratar e alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
No Piauí, a campanha foi lançada oficialmente no ultimo dia 07 de junho, durante o lançamento do Encontro de Folguedos do Piauí, com apoio da Fundação de Cultura do Piauí (Fundac) e Fundação Municipal de Saúde (FMS)
Durante as festas juninas, a campanha também aproveitará para se propagar intensamente. Os demais municípios piauienses também devem aderir à campanha, solicitando junto à Secretaria da Saúde orientações e um pequeno kit da campanha.
Para Adriana Holanda, assistente social do núcleo de prevenção do HIV/AIDS e DSTs da Secretaria da Saúde, o mote tem o objetivo direto de ajudar a identificar melhor os sintomas, conscientizar sobre a importância do médico, onde ele deve fazer o diagnostico e orientar o tratamento. Além disso, informa sobre as melhores formas de prevenção.
“Normalmente os jovens do sexo masculino têm resistência em procurar o serviço de saúde e acabam no balcão da farmácia, para tentar se automedicar. Não procuram logo o serviço de saúde, ou por medo, constrangimento, ou falta de informação adequada” concluiu Adriana.