Com o objetivo de fortalecer a rede de notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, Cerest vai realizar no próximo dia 11 (sexta), às 8h a Oficina de Sensibilização e Capacitação sobre Notificações de Acidentes de Trabalho. Na oportunidade, será apresentado o novo modelo de notificação de acidentes de trabalho, que agora será padrão em todos os hospitais do Piauí.
Participarão da oficina, os setores de epidemiologia dos hospitais sentinela e unidades de saúde do estado, além das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, CIPA e de Infecção Hospitalar. Foram convidados representantes dos Hospitais de Getúlio Vargas, Areolino de Abreu, Evangelina Rosa, Lucídio Portela (Infantil), de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos Hospitais do Mocambinho e Universitário.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, a capacitação deverá ser feita também no interior. “O Cerest já capacitou cerca de 20 CIPAs municipais e é importante que todos os hospitais estejam prontos para notificar os casos de acidentes de trabalho, tanto os que acontecem com funcionários do próprio hospital no seu local de trabalho como os com pessoas que chegam para serem atendidas”, explica Tatiana.
Ela ressalta a importância de uma ficha padrão em todo estado. “O novo modelo é importante uma vez que garante uma padronização de informações e possibilidade de ter estatísticas reais sobre os casos no estado e, consequentemente, garantir uma prevenção mais eficiente”, destaca a diretora.