Hoje, 04, pela manhã, o secretário de Estado da Saúde Telmo Mesquita recebeu integrantes do Movimento Negro para tratar da criação da Política Estadual de Saúde Integral da População Negra.
Os participantes expuseram suas preocupações quanto à abordagem dos profissionais de saúde, como agentes comunitários, médicos e enfermeiros, além do atendimento clínico adequado, que propõe treinamento aos profissionais da Saúde da Família e dos hospitais de referência para receber pacientes com anemia falciforme em crise, um exemplo de doença característica em pessoas negras.
Também participaram da reunião a Coordenadoria de Direitos Humanos, representantes de religiões africanas e do Morhan (Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseaníse).
“Essa oportunidade de conversar mostra não apenas a necessidade de uma política adequada, mas a discussão dos meios e da eficácia. As ações específicas para a população negra são afirmativas e demonstram a equidade que a saúde deve ter como um dos princípios do SUS”, finalizou Telmo Mesquita.