A diretoria do Hospital Getúlio Vargas recebeu na tarde de hoje, 19, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina. Os vereadores Ricardo Lobão, R. Silva, Firmino Filho e Teresa Brito visitaram verificaram as instalações e a situação de funcionamento do Hospital.
Os vereadores foram recebidos pelo diretor técnico do HGV, Abimael Soares, a diretora administrativa Gelzuíta Melo e Luciane Formiga, coordenadora de enfermagem. A comissão percorreu as enfermarias e depois reuniu-se com os diretores, onde o grupo recebeu informações sobre o estágio das obras pelas quais passa o Hospital, a aquisição de equipamentos e, principalmente, a sua capacidade atual de ocupação.
Abimael Soares informou aos membros da Comissão que o HGV trabalha com uma taxa de ocupação que varia de acordo com cada clínica. A Clínica Ortopédica, por exemplo, apresenta taxa de ocupação de 100%, enquanto a Clínica Neurológica está com 70% dos seus leitos ocupados, tendo em vista que a reserva dos outros 30% que a Clínica disponibiliza já é programada, pois é para pacientes provenientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O diretor disse aos vereadores que o HGV fará todo o possível para ajudar a solucionar o problema da demanda reprimida do HUT (Hospital de Urgência de Teresina). Ele lembrou que somente hoje, 19, foram realizadas mais de dez cirugias ortopédicas de alta complexidade em pacientes vindos do HUT. "A hora é de unir forças, Estado e Município, para resolver os problemas de saúde pública; e o HGV se propõe a ajudar; como aliás sempre ajudou, pois nunca deixamos de receber pacientes do HUT", acrescentou.
Por Solinan Barbosa