Quarenta e quatro casos de câncer de pele foram diagnosticados no sábado, 27, durante a 12ª Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele que, em Teresina, teve como ponto de atendimento a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas.
O evento, que atendeu 376 pessoas na capital, contou com participação de trinta profissionais e ocorreu em todos os estados, como parte da campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
As pessoas atendidas que se encaixavam nos grupos de risco foram examinadas, e os casos suspeitos foram encaminhados para biópsia. As que apresentaram resultado positivo para a doença receberão tratamento clínico e/ou cirúrgico na Clínica Dermatológica do HGV.
"O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas para o uso de protetor solar e checarem sua saúde dermatológica, a fim de adverti-las que, ao aparecimento de qualquer mancha ou lesão na pele, deve-se procurar imediatamente um profissional médico", alerta o coordenador da campanha no Piauí, Régis Girão.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência entre a população brasileira e as chances de cura são de quase 100% quando detectado no início.
Por Solinan Barbosa