A secretária de Saúde, Lílian Martins, esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (12), com diretores e superintendentes de saúde, para que cada um apresentasse as metas em sua área. O objetivo é definir o plano de ação da saúde para os próximos 180 dias. O resultado da reunião será apresentado para o governador na próxima segunda-feira (15), durante a segunda reunião de monitoramento setorial.
“O objetivo dessa reunião é que cada setor apresente suas prioridades de forma concisa para que eu possa repassar da forma mais clara possível para o governador”, esclareceu a secretária.
Os planos a serem apresentados pelos gestores estaduais devem conter diagnóstico, metas (factíveis), prazos e responsáveis, custos (fontes e recursos) e lista de obras em andamento (estágio atual e pendências).
De acordo com Ernani Maia, Ernani Maia é Superintendente de Organização do Sistema de Saúde da Unidade de Referência, está entre as prioridades do seu setor um projeto de regulação de leitos nos hospitais de média e alta complexidade, buscando assim evitar leitos ociosos em contraponto à superlotação de alguns hospitais. Além disso, há um projeto de implantação de um sistema de controle para evitar prejuízos, como, por exemplo, impedir que medicamentos fiquem estocados até o vencimento.
Após a reunião de monitoramento com o governador, onde serão decididas e aprovadas as metas da saúde, reuniões como a de hoje, com diretores e superintendentes, ocorrerão quinzenalmente a fim de acompanhar o cumprimento dessas metas. “Depois desse primeiro momento de definições, nossas reuniões acontecerão a cada quinze dias para que eu possa acompanhar o andamento dessas metas e cobrar de cada setor responsável, tendo como base o que ficou acertado na reunião anterior”, afirmou Lílian Martins.
Fonte: www.piaui.pi.gov.br