Os gestores das Secretarias Estaduais de Saúde (Sesapi), Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e Assistência Social e Cidadania (Sasc) reuniram-se com o governador Wilson Martins na manhã desta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, para definir as ações prioritárias do grupo Social II nos próximos seis meses. Wilson Martins reafirmou a saúde como prioridade do Governo.
A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, apresentou as metas da Sesapi, dentre as quais o governador destacou: regulação da Diretoria de Assistência Farmacêutica, do Hospital Getúlio Vargas, da Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Regional de Picos; criação do Comitê de Entes Públicos para possibilitar a confecção de pareceres técnicos para embasar decisões judiciais na área da saúde (fornecimento de medicamentos excepcionais e transporte de pacientes, por exemplo); além de ações estruturantes, como a conclusão da reforma do HGV.
"O Sistema Estadual de Regulação é prioridade. Queremos manter o atendimento nos municípios; estamos enviando o dinheiro para o interior, mas na urgência as pessoas acabam procurando primeiro a capital", comentou o governador. "Saúde é a queixa principal da nossa população. Precisamos dar uma resposta para essas queixas", acrescentou.
A secretária Lílian Martins ressaltou os avanços alcançados na saúde nos últimos sete anos, mas acrescentou que ainda há muito a ser feito. "Há outras metas nas áreas de atenção integral à saúde, aumento do controle da vigilância sanitária, incremento das ações de redução da mortalidade materno-infantil, melhoria da notificação em saúde", enumerou.
Durante a reunião, Wilson Martins destacou a importância de as ações realizadas pelo Governo do Estado seguirem um planejamento rígido, com estabelecimento de metas e cobrança de resultados. "Precisamos fazer mais com menos, colocar a cabeça para funcionar para sermos mais eficientes utilizando melhor os recursos públicos", destacou.
Fonte: www.piaui.pi.gov.br