Terminam hoje as inscrições para o preenchimento de vagas para os cargos de dirigentes das regionais de saúde, dos hospitais do Estado e das coordenações de saúde. As regionais em todo o Piauí estarão abertas até às 18h recebendo os candidatos.
O período de inscrição para a seleção teve início dia 12 deste mês. Os candidatos vão passar por três etapas: verificação e homologação dos pedidos de inscrição; entrevista: Análise e Arguição da Proposta - caráter eliminatório; e Curriculum Vitae. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0. O Edital completo está no site saude.pi.gov.br.
“Toda essa melhoria passa por uma profissionalização da gestão. Hoje é o ultimo dia das inscrições em todas as regionais de saúde e o processo continua até o dia 17 de fevereiro. Nesse primeiro momento acontece a seleção e depois a capacitação desses gestores para estarem dirigindo as unidades de saúde de cada regional”, afirma a secretária Lilian Martins.
“A intenção é que com isso e com os equipamentos que vamos dotar em cada uma dessas unidades, sejam fortalecidas as ações de saúde, ou seja, o acesso da população e a qualidade no atendimento. Com isso, nós vamos desafogar Teresina, principalmente o HUT, com pacientes do interior”, acrescenta a secretária.
Segundo Lilian Martins, a escolha dos gestores não necessariamente passa pela despolitização. “Você pode ser político e gerenciar. Quando você faz uma seleção existe um compromisso maior. Essas pessoas passam no mínimo 30 horas dentro de um hospital. Sabemos da realidade do profissional. Às vezes a pessoa até quer, mas se não se dedica”, afirma.
A escolha dos gestores é uma das metas da Sesapi dentro dos 180 dias de gestão do governador Wílson Martins. “No primeiro momento não podemos ter o resultado definitivo que pensamos, mas é o começo. Vamos vislumbrar um gerenciamento diferente e fortalecido para melhorar o atendimento”, salienta a secretária.
Processo de escolha - Estão sendo oferecidas 28 vagas e poderão candidatar-se profissionais portadores de diploma de curso superior. São 10 vagas para diretor de hospital regional, 7 para diretor de hospital estadual e 11 para coordenador regional de saúde.
As inscrições deverão ser feitas nas respectivas regionais pelo candidato ou procurador, com firma reconhecida em cartório. Cada candidato só poderá se inscrever para um único cargo e para um único município. Na ocasião, ele vai ter que apresentar formulário de inscrição preenchido, fotocópia de identidade, CPF e do Título de Eleitor com comprovantes de votação ou justificativas na última eleição; comprovante do Serviço Militar (somente para brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino); fotocópia do Diploma (autenticada ou com documento original para conferência).
Os candidatos concludentes em 2010 poderão concorrer mediante entrega de declaração no ato da inscrição; fotocópia da inscrição no Conselho Profissional (autenticada ou com documento original para conferência); Curriculum Vitae e declaração de disponibilidade de no mínimo 30 horas semanais, para, em caso de aprovação, exercer o cargo.
Os hospitais regionais estão localizados nos municípios de Parnaíba, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras, Uruçuí, Bom Jesus, Campo Maior, Piripiri e Valença. Já os hospitais estaduais estão nas cidades de Esperantina, Corrente, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Canto do Buriti, Luzilândia e Elesbão Veloso. As Coordenadorias Regionais de Saúde são para as cidades de Parnaíba, Piripiri, Teresina, Campo Maior, Valença, Oeiras, Picos, Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.