Não deixar faltar medicamentos excepcionais no Piauí é uma das metas da secretária de Saúde, Lillian Martins. Nesta terça-feira (25), ela teve a segunda reunião com o Tribunal de Justiça, oportunidade em que tratou da implantação de uma equipe técnica para auxiliar o tribunal em decisões sobre a distribuição de medicamentos.
A intenção é diminuir a judicialização na distribuição de medicamentos que não constam no protocolo de saúde. "Diferente de outros estados, no Piauí a justiça é o meio para se ter acesso a remédios que não estão no protocolo da saúde", afirma a secretária.
"Tivemos uma reunião ontem no TJ. O tribunal está bem aberto a nossa solicitação de termos uma equipe técnica para auxiliar o tribunal nas decisões para diminuir a judicialização. Isso é uma coisa terrivel", disse Lilian Martins.
Sobre o problema na distribuiçaõ ocorrido no final do ano passado, a secretária informou que a regularização já está sendo feita de forma que o problema não se repita. "O pagamento dos fornecedores está sendo feito. Temos algumas dificuldades com relação a distribuição, mas essa regularização já está prevista e nós não vamos deixar faltar", garante.
"No final do ano tivemos um problema com pacientes renais, devido ao recesso os medicamentos chegaram com a atraso", completa.
Há pouco mais de um mês no cargo, Lilian Martins disse que está muito otimista com relação as ações da Saúde. "Trabalhamos com uma equipe motivada", finalizou.