Os municípios de Floriano, Uruçuí, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Oeiras, Teresina, Campo Maior, Parnaíba e Piripiri foram contemplados com Unidades de Pronto Atendimento da Saúde, as chamadas Upas.
Segundo a gerente do Samu no Piauí, Christiane Rocha Leal, as Upas fazem parte de um projeto do Governo Federal. As cidades selecionadas contemplam todos os territórios de desenvolvimento do Piauí.
“As Upas estão em fase de construção, apenas as de Parnaíba e Campo Maior estão em fase de adequação do projeto”, afirma a gerente.
De acordo com Christiane, as Upas darão suporte ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Só tem Upas as cidades que têm o serviço médico de urgência”, lembra.
As unidades funcionarão com leitos de observação, onde o paciente ficará internado por até 48h. “Os pacientes que entrarem ou de forma espontânea ou pelo Samu, o médico atende e ele fica no máximo 48h. Se tiver necessidade de ficar mais, ele é encaminhado para um hospital de referência”, explica.
Samu – Está em fase de finalização a central de regulação médica do Samu Estadual, que vai funcionar em Teresina. Ela ficará responsável por receber as ligações do 192 de todo o estado.
“Os municípios estão em fase de adequação. Tanto o governo quanto o município têm responsabilidades. As viaturas, 74 no total, estão aqui, mas o Ministério da Saúde só autoriza entregar quando o município tiver regularizado. É diferente de a gente entregar uma ambulância comum para o transporte social, do que uma do Samu, que tem toda uma logística, tem o pessoal capacitado e treinado para o atendimento”, informa.