Em breve o estado do Piauí ganhará o seu primeiro laboratório de transplante de medula. “Com mais este serviço, o Piauí será exemplo de saúde para o Brasil”, afirmou nesta quinta-feira (27), Letiano Vieira da Silva, diretor do Laboratório Central de Saúde (Lacen).
“O local já está pronto, os equipamentos estão chegando, e todo o processo para o funcionamento já foi licitado, após resolvermos estes termos burocráticos, ainda este ano certamente vamos prestar mais este serviço importantíssimo para milhares de piauienses”, afirma o diretor.
De início, o Laboratório deverá realizar cerca de 800 transplantes por mês. Letiano Vieira faz questão de frisar que o Lacen já conta com um sistema informatizado e, com mais este serviço, os pacientes que precisam do transplante estarão cadastrados no site através da internet. “Já dispomos de uma pagina da internet, o que ajudará muito os pacientes que esperam pelo transplante. Acreditamos que até o final deste ano o governo do Estado estará montando toda uma infra-estrutura para ajudar essas pessoas”, disse.
Segundo o diretor, a nova equipe do Lacen está trabalhando em cima das metas traçadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Letiano informa que, atualmente, o laboratório atende vários municípios que encaminham à Central, materiais para análise, destacando-se entre os principais, testes do pezinho, HIV, hepatite B e C, dengue e os exigidos para procedimentos de transplantes.
Outra novidade do Laboratorio será a instalação da unidade de biologia molecular destinada aos testes de hepatite C. A coleta de material para exame é realizada por todos os postos, hospitais e estabelecimentos públicos de saúde de todo o Estado do Piauí.
Nas metas do diretor, além de inaugurações, está prevista também um modelo de gestão mais direcionado aos pacientes. “Queremos até julho inaugurar centros de tratamentos de água e também capacitar pelo menos 80% dos nossos servidores para conseqüentemente levar um atendimento mais humanizado aos piauienses”, afirmou o diretor.
De acordo com Letino Vieira, o Lacen realiza aproximadamente 10 mil exames mensais gratuitamente nas áreas de microbiologia (urocultura, hemocultura, coqueluche), análises clínicas (hipertensão e diabetes), toxicologia, controle da qualidade de produtos e serviços, como a água, citopatologia e triagem neonatal.
Nos últimos 10 anos já foram realizados um total de 150 mil exames.
Adriano Magno