O Serviço de Otorrinolaringologia é o quinto mais procurado nas estatísticas de consultas realizadas pelo Ambulatório Integrado Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) do Hospital Getúlio Vargas. Em 2010, foram realizados 4.032 atendimentos clínicos e cirúrgicos relacionados a garganta, ouvido e nariz. As cirurgias de maior procura são de amigdalas e adenóide, sendo que a maioria dos pacientes são crianças. A Diretora do Ambulatório, Clarice Lira, diz que o serviço é um dos mais procurados por ser referência na realização de cirurgias como timpanoplastia (operações de tratamento e reconstituições de tímpanos), mastoidectomias (cirurgia de otite), estapedectomias (operações de surdez), dentre outras. "Grande parte dos casos do Estado via Sistema Ùnico de Saúde ( SUS), principalmente cirúrgicos, que envolvem essa especialidade, são encaminhados diretamente ao HGV. E é visando acelerar e ampliar o número de atendimentos que algumas medidas já foram adotadas , dentre as quais a realização de mutirões e a aquisição de novos equipamentos", explica ela. Ela informa ainda que no momento está sendo realizado um recadastratamento do número de usuários que aguardam por intervenção cirúrgica nessa área. "Já constatamos, por exemplo, que alguns desses nomes da lista de espera são de pessoas que não são localizadas, pois mudam de endereço e não informam o novo, não nos procuram mais e não deixam número de telefone para contato", acrescenta.