O Prosar (Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí) vem beneficiando milhares de piauienses. A coordenadoria do Programa está aguardando a visita de representantes do Banco Alemão, KFW para a próxima semana.
Na oportunidade, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e membros do Governo da Alemanha estarão tratando sobre o contrato de 5 Milhões de Euros para serem aplicados nas atividades do projeto da cooperação financeira oficial Brasil-Alemanha.
O último encontro, realizado em dezembro de 2010, contou com a presença do consultor do Banco KFW, Thomas Schiller, e serviu para nortear as ações e investimentos que serão aplicados em 2011. Na próxima reunião, prevista para a segunda semana de fevereiro, a diretoria do Prosar apresentará o relatório com as metas deste ano e os valores que serão investidos em todo o Estado.
Para o coordenador do Prosar Gerardo Vieira Lima, além da visita alemã, a reunião também vai discutir o andamento do Projeto e quais as ações mais necessárias que ainda faltam ser concluídas no Piauí. “Além disso, a Missão Alemanha-Brasil virá também com o intuito de avaliar o andamento do Programa Piauí II, pelo qual foi observado um breve atraso nas ações do Programa. Já temos alternativas para recuperar essas atividades visando a melhoria da execução das nossas atividades, que vão desde construção de fossas sépticas, a capacitação das pessoas de dezenas comunidades do Estado”, destacou.
Através de projetos que incluem a distribuição de água potável, obras de saneamento básico, ações de educação sanitária, ambiental, criatórios de peixes e capacitação das comunidades, o Prosar vem dando mais dignidade as famílias carentes que vivem em localidades rurais.
De acordo com relatório divulgado pelo órgão em dezembro de 2010, uma série de atividades emergenciais estão previstas para serem realizadas até junho de 2011, como o abastecimento de água e esgoto em Tanque do Piauí, concluir todas as reformulações dos projetos técnicos de vários municípios junto a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), construção de unidades sanitárias, além da construção de uma nova unidade do Prosar.
O relatório de 2010 traz ainda um balanço gerencial de todos os investimentos e recursos que foram aplicados em quatro fases do Projeto e quais as próximas obras que deverão ser feitas ou concluídas em todo o Estado neste ano.
Somente na área de saneamento básico, mais de 7 mil residências foram atendidas em 32 municípios, beneficiando diretamente 35. 800 pessoas com abastecimento de água potável.
Por Adrianno Magno