Enquanto a grande maioria dos 70 municípios contemplados com o Programa Saúde na Escola (PSE) não entregou seus projetos, as cidades de Água Branca e Valença dão exemplos na implantação do programa.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) monitora atualmente 146 municípios contemplados com o PSE. Segundo a educadora em saúde da Sesapi, Clarice Madeira, as cidades de Água Branca e Valença se tornaram referência em 2010.
Através de vídeos e relatórios a educadora em saúde citou o exemplo dos adolescentes de Água Branca, que, segundo ela, ficaram entusiasmados com as atividades do PSE e naturalmente se tornaram agentes multiplicadores da melhora na qualidade de ensino do município.
“Depois que o Programa foi implantado, os jovens deram depoimentos de como se sentiam felizes de iniciar o dia na sala de aula. Água Branca e Valença sempre apresentaram suas contas corretamente, por isso ganha os alunos, a escola e claro, o município”, destaca.
Clarice Madeira lembra que a Sesapi está alertando os gestores para não perderem o prazo de entrega dos projetos, que são necessários para a implantação do programa. A determinação do Ministério da Saúde é que as secretarias estaduais estejam monitorando os gestores para não perderem os prazos. A data final de entrega é 4 de março.
No Piauí, 144 municípios são atendidos pelo PSE. A previsão é que o programa atenda mais 70 cidades, chegando a 206 no total.
Para obter mais informações, os municípios podem fazer contato com a Sesapi nos telefones: (86) 3216 3623 e 3216 3619. Ou, ainda, falar diretamente com o Ministério da Saúde pelo telefone (61) 3306 8091.
Para o envio dos projetos pela internet basta acessar o site www.datasus.gov.br
Por Adriano Magno