Nos próximos dias 43 cidades do Piauí receberão estarão através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As UBSs são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades.
A Assistente da Gerência de Atenção Básica à Saúde da Família, da Sesapi, Adriana Araujmo explica que a ação vai fortalecer a estratégia de atendimento nestas cidades do interior. “O Ministério da Saúde financia a construção de Unidades Básicas de Saúde nessa modalidade, por transferência fundo a fundo – o que facilita a execução e agiliza a implantação das unidades. Vamos aumentar a qualidade dos centros de saúde e ampliar o alcance do Saúde da Família”, afirma.
As unidades básicas de saúde são um grande avanço, segundo Adriana, principalmente para a qualificação da atenção básica. A assistente informa que essas construções terão impacto direto na saúde dos piauienses. “Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio do PSF. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas. A presença desses profissionais é de extrema importância para que mais mães e crianças vivam com saúde”, afirma.
As unidades contarão com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera. Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde.
As cidades mais populosas do Estado serão beneficiadas com mais de uma UBSs. São elas: Teresina: 12, Parnaíba: 8, Picos: 2. O restante dos municípios também já foi contemplado em 2010 e agora se prepara para receberem as novas instalações.
Em Esperantina, por exemplo, a construção da primeira Unidade Básica de Saúde da Família destá em ritmo bastante acelerado.
Orçada em R$ 197.281,10, a primeira UBS, é uma obra do Governo Federal.
Segundo Adriana Araujo, na próxima semana serão definidos todos os detalhes para acertar a entrega das UBSs. “Já estamos entrando em contato com os municípios, a secretária está animada com mais essas obras e dentro de poucos dias estaremos anunciado a entrega”, finalizou.
Por Adrianno Magno