A implantação de um Cartão de Acompanhamento da Dengue em todas as Regionais da Saúde; o reforço à Atenção Básica e a implantação de um modelo de Regulação que possa garantir o acolhimento adequado dos pacientes são algumas das medidas sugeridas à Secretaria de Estado por técnicos do Ministério da Saúde dentro do Plano de Contingência da Dengue este ano. Os técnicos visitaram o Piauí durante essa semana analisando as estratégias e metas estabelecidas pelo Estado. A ação capitaneada pelo Ministério da Saúde prevê também a passagem da equipe por outros 15 estados com alto risco de epidemia da doença. Durante a reunião na manhã desta quinta-feira (3), que contou com a presença da secretária Lílian Martins e alguns diretores da Sesapi, os cinco técnicos do Ministério discutiram metas e apontaram pontos que devem ser melhorados na estrutura estadual voltada ao combate à dengue. Na Atenção Primária, por exemplo, os técnicos falaram sobre a importância da capacitação das equipes e reforçaram o papel dos Agentes de Endemias. “Muitos municípios estão esquecendo este profissional e deixando o trabalho somente para o Agente Comunitário”, pontuou Nélio Morais, da coordenação do Programa Nacional de Combate à Dengue. A secretária Lílian Martins informou sobre a reunião com gestores de 70 municípios com médio e alto risco de epidemia da doença, quando pediu um reforço na Atenção Primária. Quanto ao fortalecimento dos hospitais regionais, ela disse que a nomeação dos novos diretores este mês será um passo decisivo na profissionalização da gestão. “Isso vai repercutir diretamente em ações locais mais efetivas, como no caso do acolhimento aos pacientes”. Os técnicos do MS também pediram um maior detalhamento da disponibilidade de leitos, em caso de uma epidemia. Nesse sentido, Lilian Martins solicitou à Diretoria de Controle, Avaliação e Regulação um planejamento que contemple o gerenciamento dos leitos no interior. “Nós temos leitos, mas é importante dar funcionalidade a eles”, pontuou. A secretária ainda defendeu o envolvimento do Samu no atendimento e fluxo dos pacientes para a rede hospitalar, quando necessário. Ela ainda citou o bom relacionamento com a Fundação Municipal de Saúde como um dos pontos facilitadores no acolhimento e tratamento dos pacientes. Lílian Martins aproveitou a reunião para solicitar do Ministério da Saúde auxílio para a aquisição de mais veículos, bombas costais e outros equipamentos e insumos utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os técnicos informaram à gestora que vão elaborar uma Nota Técnica para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde vão constar as reivindicações da Sesapi. Nélio Morais ainda elogiou a participação dos diretores da Saúde nas reuniões técnicas com a equipe. “Percorremos o país e raramente vimos fatos dessa natureza, com tamanha dedicação. Esse envolvimento faz a diferença”, disse. Os técnicos do Ministério da Saúde vão retornar ao Piauí dia 14 de fevereiro. (Por Drica Torres)