Até o dia 2 de fevereiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), já tem notificados 579 casos de dengue no Piauí. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do Estado, os municípios com mais notificações são Piripiri, com 183 casos, Teresina, 120 e Matias Olímpio, com 159. Em Capitão de Campos, onde a contagem ainda está sendo finalizada, o número também é elevado, com mais de 80 casos já notificados.
Em 2009, o Piauí registrou 5.959 casos de dengue. Já em 2010, o balanço geral apontou 8.874 casos da doença, sendo 52 graves, 26 com febre hemorrágica e 7 óbitos. O aumento nos registros de caso de 2009 para 2010 foi de 48.9%.
Essa semana, técnicos do Ministério da Saúde já se reuniram com coordenadores e supervisores da Sesapi para aprimorar o Plano de Contingência no Combate a Dengue de 2011. Inclusive, foi criado pela secretária Lilian Martins, o chamado Grupo Executivo da Dengue para gerenciar atividades de combate e prevenção à doença.
“Atendemos a uma determinação do Ministério da Saúde, que estabelece um protocolo para coordenar as ações. Todas as atividades da dengue passarão por este grupo”, explica Inácio Lima, da Vigilância Ambiental do Estado. A supervisão do Grupo Executivo da Dengue caberá à técnica Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção integral à Saúde.
Inácio Lima diz, ainda, que os gestores devem encarar o problema da dengue com máxima atenção e responsabilidade, considerando a situação de risco de epidemia em vários estados do país. Ele diz também que a população deve arcar com sua parte no processo, adotando as medidas para manter suas casas limpas, pois grande incidência de focos costuma ser nas residências. “ Cada um fazendo sua parte, não precisamos ter motivo para pânico”, reitera.