“Quem trabalha com Hanseaníse tem que gostar, todo o esforço é retribuido pelos pacientes através da vontade de viver que eles nos demonstram”. A afirmação foi de Lucimar Barreto, membro do Comitê Estadual do Controle da Hanseníase.
Alem de declarações, resultados e novos relatórios sobre os avanços do Controle da Doença foram apresentados no I Fórum Estadual de Hanseníase. Participaram do evento gestores de Saúde de várias cidades do interior do Estado.
Na oportunidade projetos e troca de experiências de várias entidades ligadas ao controle a Hanseaníse foram apresentadas ao público, que compareceu em grande número no auditório do IFPI (Instituto Federal do Piauí). O centro de Reabilitação Imaculada, foi uma das entidades que mostrou seu exemplo de sucesso no Controle da Doença.
A enfermeira Maria da Luz, coordenadora do Centro de Reabilitação, afirmou que o Forum possibilitou mostrar um pouco do trabalho que vem sendo realizado pelo centro. “Em 2009 atendiamos 27 pacientes, atualmente estamos com 32, e o principal objetivo é melhorar a auto estima dessas pessoas, que antes de passar pelo centro, viviam triste, agora convivem com mais tranqüilidade, isso mostra a importância do trabalho que vem sendo feito no Estado”, destaca a enfermeira.
O Piauí é o 7º Estado brasileiro em número de casos de Hanseníase. Em 2009 notificou 1.308 casos novos, perdendo apenas para Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Pará e Goiás.
Dados parciais da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) mostram que até o dia 10 de janeiro já haviam sido registrados 1.282 casos."O Forum foi um sucesso porque os municípios demonstraram interesse em continuar lutando contra esta endemia. Atualmente o programa de controle da Hanseníase é descentralizado para aumentar a capacidade de tratar os casos da doença e a parceria com os gestores é muito importante”.Explicou.
"Atualmente Teresina tem 50% dos casos e depois vem União, Parnaíba, Floriano, Oeiras, Miguel Alves e Barras", comenta Karina Amorim. Nos municípios os maiores desafios estão no diagnóstico precoce e na avaliação de contato.
Um dos momentos mais esperado foi a entrega dos certificados aos municípios que conseguiram atingir Índices na Avaliação de Contato e Indicador de Cura. Cidades como Varzea Grande, Monsenhor Gil, São Raimundo e Floriano atingiram as metas e foram premiados.
O encerramento do Fórum foi marcado por muita emoção com homenagens a funcionários antigos da Secretaria Estadul de Saúde e a apresentação dos jovens internos da Fazenda da Paz.
Por Adrianno Magno