Neurologistas e neurocirurgiões do Piauí vão fazer um curso em São Paulo sobre transplantes. O assunto foi tema da reunião entre o médico Silvano Raia, assessor do ministro da saúde Alexandre Padilha na área de transplantes; a secretária de Saúde, Lilian Martins e a coordenadora da Central de Flagrantes do Estado, Lourdes Veras. O encontro aconteceu na residência do Governador Wílson Martins, sábado à tarde. O curso é promovido pela Rede Nacional de Transplantes (RENTRANS), do Ministério da Saúde. A iniciativa serve para melhorar o acesso de pacientes aos transplantes em áreas onde essa cobertura ainda é frágil, como é o caso do Piauí. O curso busca diminuir as desigualdades regionais por meio da transferência de conhecimento e tecnologia para os estados mais distantes do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Segundo Lourdes Veras, o curso deve acontecer ainda este semestre. “É de grande importância para o estado o aprimoramento de profissionais nessa área”, afirma, ressaltando que um cirurgião cardiovascular e um geral também estão se preparando para cursos em São Paulo. “O Cardiovascular fará o curso no Instituto do Coração e o Cirurgião Geral no Hospital das Clínicas”, disse Lourdes Veras. Silvano Raia foi quem realizou o primeiro transplante de fígado no Brasil na década de 1980.