Até o final do mês de fevereiro, o estado do Piauí contará com 31 novos laboratórios de prótese dentárias implantados em diferentes municípios. A garantia é da coordenadora estadual de saúde bucal, Cleonice Gomes.
Os recursos para implantação desses laboratórios são todos do Ministério da Saúde e supervisionados pela Secretaria Estadual de Saúde. Cleonice afirma que alguns desses laboratórios já estão funcionando, faltando apenas o registro para prestar contas ao Ministério.
“Muitos laboratórios já estão produzindo as próteses, mas nós vamos fazer uma vistoria atualizando-os do sistema para informar da produção e prestar contas ao Ministério da Saúde”, declara.
Alguns dos municípios contemplados terão como meta produzir 150 próteses por mês, são eles: São João do Piauí, Valença do Piauí, Barras, Campo Maior, Regeneração e São Pedro.
A coordenadora explica que a meta é estipulada de acordo com a quantidade de pessoas atendidas na região, pois além de atender a população local esses municípios também atenderão regiões vizinhas. “Esses laboratórios podem ser vinculados aos hospitais, mas o recomendado é que funcionem isoladamente, e atenda a população das proximidades”, acrescenta.
Para orientar todos esses municípios, a Sesapi vai realizar uma reunião no próximo dia 16 de fevereiro na Escola Fazendária, em Teresina. Todos os municípios contemplados deverão participar da reunião que vai orientar os profissionais para o uso desses laboratórios.
A partir da reunião, todos entrarão em funcionamento e serão supervisionados pela Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal.