A Secretária de Saúde do Estado, Lilian Martins, participou, na manhã de hoje, da primeira reunião da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak. Segundo a secretária, a Sesapi está presente na Câmara em todas as discussões. “Já temos algumas propostas, independente da reunião de hoje. A Secretaria de Saúde já teve presente em algumas discussões com a secretaria executiva, que está sendo presidida pela doutora Zita Vilar, que é assistente social”, afirma Lilian Martins. A secretária lembra que vem recebendo sugestões da própria secretaria executiva. “As sugestões são para trabalharmos em todas as dimensões, a dimensão da prevenção, repressão, saúde e ressocialização, a saúde é mais a nossa área”, declara. “Temos no estado apenas o Hospital do Mocambinho que atende os pacientes usuários de drogas. São dez leitos destinados a quimio-dependentes e dez para pacientes químicos, mas a realidade mostra que há necessidade que os 20 leitos estejam sempre preenchidos por pacientes usuários”, informa Lilian, destacando que mostrou a realidade para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Mostramos a necessidade de estarmos abrindo outros leitos na rede pública ou em parceria com a rede privada. Aliado a isso, sugerimos a importância das comunidades terapêuticas para trabalhar em parceria com os médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras para dar o suporte que o usuário precisa. O tratamento precisa ser do corpo, mas também da alma”, finalizou. A reunião contou com a presença do governador Wílson Martins e vários órgãos e setores do Piauí.