Dentre as ações elaboradas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no combate a Dengue este ano, está previsto no Plano de Contingência, sensibilizar donos de prédios, apartamentos e edifícios que estão fechados para que mantenham os locais limpos . A ação partiu através da Gerencia de Atenção Básica da Sesapi e visa evitar que o mosquito se prolifere principalmente naqueles prédios que permanecem fechados durante meses.
A educadora em Saúde da Gerencia de Atenção Básica da Sesapi, Clarice Madeira, afirma que em outras iniciativas a ação foi positiva, já que envolveu não só os proprietários, mas também diversas entidades.
Clarice adianta que novamente toda a população deva está envolvida para evitar a proliferação do mosquito. A educadora lembra que no ano passado a Sesapi traçou um plano direcionado aquelas pessoas que mantinham seus estabelecimentos fechados, esperando alugá-los.
“Durante este período em que os donos não visitavam, alguns apartamentos possuíam latas, lixeiras e recipientes que davam condições para a proliferação do mosquito por isso pedimos que os proprietários desses imóveis e até as imobiliárias estejam atentas para combatermos em todos os cantos este mosquito”, destacou.
O objetivo da ação, segundo Clarice Madeira, é atingir tanto os proprietários destes tipos de imóveis como outros segmentos da sociedade. “Queremos unir os estudantes de escolas, faculdades e universidades para juntos, trabalhar nossas responsabilidades, pois cada um neste Estado é responsável pelo controle da Dengue”, frisou.
A partir da próxima semana, será marcada uma reunião com os síndicos, tantos de imóveis da capital e do interior. Por determinação da secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, atualmente, além da Gerencia de Atenção Básica da Sesapi, todas as outras diretorias estão voltadas para o Plano de Contingência de Controle da Dengue neste ano.
Por Adrianno Magno