Uma nova parcial dos casos de dengue no Piauí aponta para o registro de 689 ocorrências da doença este ano. As cidades com maior número de notificações são Piripiri, Matias Olímpio, Capitão de Campos, Barreiras do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina. No boletim da Vigilância Epidemiológica do Estado divulgado semana passada constavam 579 casos de dengue.
Em 2010, o balanço geral apontou 8.874 casos da dengue no Piauí, sendo 52 graves, 26 com febre hemorrágica e 7 óbitos. Em 2009, foram registrados 5.959 casos da doença. O aumento nas notificações de 2009 para 2010 foi de 48.9%. Já o comparativo entre os registros no mesmo período do ano passado para o deste ano mostra um aumento de 34,5% no número de casos da dengue no Piauí.
Os dados da Sesapi são referentes à 5ª semana epidemiológica e apontam, ainda, que até hoje (08) há somente um registro de Dengue com Complicação (DCC), de um paciente da cidade de Piripiri. E não foram notificados casos de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) ou Síndrome do Choque por Dengue (SCD).
A secretária de Estado da Saúde, deputada Lilian Martins, nomeou na semana passada a Assistente Social Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção integral à Saúde, para coordenar o Grupo Executivo da Dengue no Piauí, atendendo às determinações do Ministério da Saúde. A intenção das autoridades é que o GED gerencie todas as atividades de combate e prevenção à doença no Estado.
Lilian Martins continua alertando os gestores municipais para que sigam o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e notifiquem todos os casos da doença, entre outras medidas. “Essa quantificação é fundamental para que o Governo possa traçar estratégias de combate e também determinar as medidas na assistência aos pacientes”, pontua.
A Secretaria da Saúde já enviou equipes para trabalhar em conjunto com os municípios que apresentam maior número de notificações. Outras medidas do Plano de Contingência do Estado determinam ações em todas as esferas da Saúde. Estão previstos desde o reforço na vigilância e distribuição de insumos e medicamentos até a reserva de leitos em hospitais para o tratamento de pacientes da dengue.
Municípios com maior número de notificações
Barreiras do Piauí = 24
Capitão de Campos = 27
Matias Olímpio = 65
Piripiri = 90
Teresina = 187
Por Drica Torres