Visando reforçar o combate a Dengue no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) estará disponibilizando para todo o Piauí novos Kits reagentes contra o vírus que transmite a dengue. De acordo com o diretor do Laboratório, Letiano Vieira, os reagentes estarão prontos para uso dos municípios no máximo até o final deste mês.
Os kits, que são ofertados diretamente do Ministério da Saúde servem para os Municípios realizarem o teste de Dengue nos pacientes. A chegada do material no Piauí estava prevista para o próximo dia 15, mas um atraso do distribuidor comprometeu o prazo.
O diretor garantiu que estes reagentes devem suprir a demanda do Piauí, já que assim que chegarem ao laboratório serão imediatamente entregues aos municípios mais atingidos pela doença. “Ouve um problema com o distribuidor e o Ministério, mas isso já foi solucionado, agora estamos aguardando a chegada do material e posteriormente repassar para as cidades que mais necessitam”, informou. A previsão é que os kits devam estar no Piauí até o dia 28 de fevereiro.
Segundo Letiano, neste período, o número de testes dobra, já que o período entre os meses de março a junho é o mais crítico. “Já estamos remontando nossa equipe, estaremos brevemente com a área de Recursos Humanos também renovada, pronta a atender os pacientes. Temos certeza que essas reservas servirão todo o Estado”, ratifica.
O laboratório já conta com toda a estrutura para receber, distribuir e aplicar as reservas dos Reagentes da Dengue.
O diretor do Lacen frisa, ainda, que atualmente o Laboratório conta com equipamentos modernos no controle não só da dengue, mas também com a qualidade da água que é consumida pela população, Aaarelhos para Hemodiálise e um banco de dados na internet, proporcionando mais agilidade nos resultados desses exames.
Por Adrianno Magno