A Secretária de Saúde do Estado, Lílian Martins, participou hoje da primeira reunião do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES/PI), da qual é presidente. Durante a abertura dos trabalhos, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas do Estado (Facime), Lilian Martins falou da importância do conselho e pediu ajuda dos membros para que contribuíssem com a sua gestão.
“Estou começando um desafio na Sesapi. O Conselho é fundamental para uma boa gestão. Sou humilde para dizer que preciso da ajuda de vocês. Estou aqui para contribuir com as políticas públicas da Saúde e ajudar a fortalecer o SUS”, disse a secretária.
O CES é formado por 64 membros. As reuniões acontecem sempre uma vez por mês.
Durante a reunião foi aprovado o Plano de Contingencia Estadual de combate à Dengue. Lílian Martins aproveitou para fazer um apanhado de como está à situação da doença no estado. A secretária chamou atenção para os municípios de Teresina, Piripiri e Matias Olímpio. Essas cidades lideram o ranking de casos notificados.
“Precisamos da colaboração de todos vocês. A Dengue não é um problema da Saúde, é um problema de toda a população”, esclareceu.
Foi aprovado também na reunião de hoje o Plano de Ações e Metas de enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS e outras DSTs. Entre as ações, está a promoção, prevenção e proteção dos pacientes, além do diagnóstico e tratamento das doenças.