Os 92 municípios do Piauí que farão parte do Samu estadual podem pleitear Salas de Estabilização junto ao Ministério da Saúde. O procedimento é simples e rápido. Basta a prefeitura entrar no site do Fundo Nacional de Saúde portando o CNPJ da Secretaria Municipal de Saúde e a senha de acesso ao fundo. "Essa senha de acesso ao fundo é de posse dos municípios. Basta entrar no site e se cadastrar", explica Cristhiane Rocha Leal, gerente do Samu Estadual. Ao entrar no site, o gestor deve clicar no link UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e SE (Sala de Estabilização). "O programa é alto explicativo. Ele clica e se cadastra, depois segue todas as instruções. Após isso manda os documentos exigidos", informa a gerente. As salas são para municípios que serão atendidos pelo Samu com população menor que 50 mil habitantes. "O Ministério da Saúde disponibiliza recursos pra adequação dessas salas em hospitais ou em área em comum acordo, de acordo com a portaria 1020. O MS vai disponibilizar recurso pra equipar a sala com o mínimo de equipamento para reanimar um paciente", esclarece Cristhiane. O Fundo Nacional de Saúde é bastante conhecido dos municípios. É através dele que as secretarias locais de saúde acompanham as transferências do Governo Federal. "Com certeza eles já conhecem o site", informa a gerente. Central de Regulação - Está em fase final de conclusão em Teresina, o prédio onde vai funcionar a Central de Regulação do Samu Estadual. "Estamos correndo contra o tempo para, quando o MS vier fazer a vistoria dia 28, esteja tudo pronto", diz a gerente. Após o funcionamento da Central, os municípios que já tiverem em condições de instalar o Samu, receberão as ambulâncias que estão guardadas em Teresina. Por Hérlon Moraes